Stan Lee: o pai dos heróis
- Miss Marvel
- 9 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Muitos o conhecem como o pai dos heróis da Marvel, mas sua história vai além dos quadrinhos

Não tem como falar de Marvel, sem antes falar sobre um dos seus maiores colaboradores, Stan Lee. Considerado pelos fãs como o “Pai dos Heróis”, Lee também foi um empresário e sua história nos quadrinhos começou antes dos dezoito anos de idade.
“Eu tento escrever histórias que qualquer um pudesse gostar. Tento deixá-las entendíveis e empolgantes, ou intrigantes e interessantes o suficiente para que jovens prendam sua atenção. E tentei deixá-las inteligentes o suficiente para pessoas mais velhas,” afirmou Stan Lee em entrevista ao site The Hollywood Reporter.
Stanley Martin Lieber começou a trabalhar na editora Timely Comics em 1939, que mais tarde ganharia o nome de Marvel Comics. Nessa época, ele escreveu seu primeiro trabalho sobre o Capitão América, com a ilustração de Jack Kirby, “Captain America Foils the Trator’s Revenge”. Ainda nesse período, Stan Lee escreveu histórias em quadrinhos para outras revistas, como a Headline Hunter e a Foreign Correspondent. Aos 19 anos, já era editor interino da Timely e mais tarde, tornou-se editor chefe da divisão das revistas em quadrinhos até 1972.
A partir da década de 1950, Stan Lee dedicou seu trabalho a escrever novos gêneros como romance, suspense, humor, faroeste, aventura e ficção científica. Mas Stan estava insatisfeito com sua carreira e pensou em abandonar os quadrinhos. Lee então foi designado a criar uma nova equipe de super-heróis. Com a ajuda de Jack Kirby, ele desenvolveu a história de uma equipe de cientistas que foram expostos à radiação cósmica e adquiriram superpoderes. Nascia o Quarteto Fantástico. Com o sucesso das revistas, Stan Lee e outros ilustradores deram início a uma série de novos personagens, entre eles Hulk, Thor, Homem de Ferro, X-men e Homem Aranha. Mais tarde, Lee e Jack Kirby reuniram alguns personagens em uma nova equipe chamada Avengers. As revistas começaram a ser impressas sob o título Marvel Comics e o sucesso foi imediato.
Por toda a década de 1960, Lee roteirizou, editou e dirigiu a maioria das séries em quadrinhos da Marvel. As histórias passaram a ser mais atuais, retratando os acontecimentos da época como a Guerra no Vietnã, eleições e outros movimentos. Stan Lee tornou-se o rosto da Marvel Comics dando palestras por todo país e participando de convenções de quadrinhos. Chegou a ser presidente da Marvel, mas deixou o cargo por não fazer uso de sua criatividade.
Na década de 2000, foram adaptados para os cinemas os quadrinhos dos X-Men, pela Fox Studio e Homem Aranha (2002), pela Sony. Stan Lee entrou em processo com a Marvel em 2002, alegando que a empresa não pagou a sua parte nos lucros das franquias. O processo estendeu-se até 2005, quando Marvel e Stan entram em um acordo financeiro. Ao fim dos anos 2000, Lee dedicou-se a produtora que ele fundou POW! Entertainment, para a produção de filmes e séries animadas para a tv e jogos de vídeo game.
Em 12 de novembro de 2018, Stan Lee sofreu uma parada cardio respiratória e não sobreviveu, deixando seu legado para a indústria do entretenimento.
댓글