top of page

Stan Lee: o pai dos heróis

  • Foto do escritor: Miss Marvel
    Miss Marvel
  • 9 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Muitos o conhecem como o pai dos heróis da Marvel, mas sua história vai além dos quadrinhos

Capa da biografia em quadrinhos de Stan Lee, escrito por Stan Lee, Peter David e Collen Doran
Capa da biografia em quadrinhos de Stan Lee, escrito por Stan Lee, Peter David e Collen Doran

Não tem como falar de Marvel, sem antes falar sobre um dos seus maiores colaboradores, Stan Lee. Considerado pelos fãs como o “Pai dos Heróis”, Lee também foi um empresário e sua história nos quadrinhos começou antes dos dezoito anos de idade.


“Eu tento escrever histórias que qualquer um pudesse gostar. Tento deixá-las entendíveis e empolgantes, ou intrigantes e interessantes o suficiente para que jovens prendam sua atenção. E tentei deixá-las inteligentes o suficiente para pessoas mais velhas,” afirmou Stan Lee em entrevista ao site The Hollywood Reporter.

Stanley Martin Lieber começou a trabalhar na editora Timely Comics em 1939, que mais tarde ganharia o nome de Marvel Comics. Nessa época, ele escreveu seu primeiro trabalho sobre o Capitão América, com a ilustração de Jack Kirby, “Captain America Foils the Trator’s Revenge”. Ainda nesse período, Stan Lee escreveu histórias em quadrinhos para outras revistas, como a Headline Hunter e a Foreign Correspondent. Aos 19 anos, já era editor interino da Timely e mais tarde, tornou-se editor chefe da divisão das revistas em quadrinhos até 1972.


A partir da década de 1950, Stan Lee dedicou seu trabalho a escrever novos gêneros como romance, suspense, humor, faroeste, aventura e ficção científica. Mas Stan estava insatisfeito com sua carreira e pensou em abandonar os quadrinhos. Lee então foi designado a criar uma nova equipe de super-heróis. Com a ajuda de Jack Kirby, ele desenvolveu a história de uma equipe de cientistas que foram expostos à radiação cósmica e adquiriram superpoderes. Nascia o Quarteto Fantástico. Com o sucesso das revistas, Stan Lee e outros ilustradores deram início a uma série de novos personagens, entre eles Hulk, Thor, Homem de Ferro, X-men e Homem Aranha. Mais tarde, Lee e Jack Kirby reuniram alguns personagens em uma nova equipe chamada Avengers. As revistas começaram a ser impressas sob o título Marvel Comics e o sucesso foi imediato.


Por toda a década de 1960, Lee roteirizou, editou e dirigiu a maioria das séries em quadrinhos da Marvel. As histórias passaram a ser mais atuais, retratando os acontecimentos da época como a Guerra no Vietnã, eleições e outros movimentos. Stan Lee tornou-se o rosto da Marvel Comics dando palestras por todo país e participando de convenções de quadrinhos. Chegou a ser presidente da Marvel, mas deixou o cargo por não fazer uso de sua criatividade.


Na década de 2000, foram adaptados para os cinemas os quadrinhos dos X-Men, pela Fox Studio e Homem Aranha (2002), pela Sony. Stan Lee entrou em processo com a Marvel em 2002, alegando que a empresa não pagou a sua parte nos lucros das franquias. O processo estendeu-se até 2005, quando Marvel e Stan entram em um acordo financeiro. Ao fim dos anos 2000, Lee dedicou-se a produtora que ele fundou POW! Entertainment, para a produção de filmes e séries animadas para a tv e jogos de vídeo game.


Em 12 de novembro de 2018, Stan Lee sofreu uma parada cardio respiratória e não sobreviveu, deixando seu legado para a indústria do entretenimento.





 
 
 

댓글


bottom of page