Principais personagens femininas da Marvel
- Miss Marvel
- 12 de nov. de 2019
- 6 min de leitura
Nesta lista você encontra as principais heroínas e suas habilidades
Diferente de suas concorrentes no mercado, a Marvel demorou para introduzir as mulheres como heroínas em suas histórias em quadrinhos. A primeira heroína feminina da Marvel surgiu na década de 1960, com a personagem Mulher Invisível dentro do grupo Quarteto Fantástico. Hoje, o universo Marvel conta com 86 personagens femininas. Confira abaixo as principais heroínas da Marvel:

Viúva Negra
Foi criada por Stan Lee em 1964 e apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em "Tales of Suspense" nº52. Ela é uma espiã, agente secreta e bailarina. Apesar de não ter poder, foi treinada para ser uma super espiã russa. A Viúva Negra faz parte da equipe dos Vingadores. Nos cinemas, a atriz Scarlet Johansson deu vida a personagem no filme Homem de Ferro 2, em 2010.

Capitã Marvel
Criada em 1968 pela dupla Roy Thomas e Gene Colan, a personagem apareceu como Carol Danvers em Marvel Super Heroes nº 13, de março de 1968. É uma ex-piloto da Força Aérea dos EUA e ganhou seus poderes durante um acidente, que a transformou em meio humana e meio kree (raça alienígena). Seus poderes são super força, resistência, poder de cura, velocidade e absorção de energia. A personagem é aliada da Tropa Alfa, Vingadores, X-men e A-force. Nos filmes da Marvel, Brie Larson vive a heroína.

Feiticeira Escarlate
Criada por Stan Lee e Jack Kirby, a Feiticeira Escarlate apareceu na edição de março de 1964 da revista Uncanny X-men. Wanda possui o poder conhecido como a magia do caos. Ela pode controlar campos de energia e mudar a realidade. Nos quadrinhos, a personagem fez parte da Irmandade de Mutantes, entrou para os Vingadores e também ajudou os X-men. A atriz Elizabeth Olsen deu vida a personagem pela primeira vez em Os Vingadores – Era de Ultron, de 2015. Em 2019, a Disney anunciou uma série sobre a vida de Wanda, ao lado do super herói Visão. Olsen está confirmada para reprisar o seu papel dos filmes na série.

Jean Grey
A mutante telepata, capaz de ler mentes e projetar seus pensamentos nas mentes de outras pessoas, foi criada por Stan Lee e Jack Kirby e apareceu pela primeira vez na edição nº 1 de setembro 1963 da revista Uncanny X-men. Além de telepata, Jean possui a telecinética, o poder de mover objetos e controlar mentes. Nos filmes produzidos pela Fox, Jean foi interpretada pela atriz Famke Janssen em X-Men: O Filme, X-Men 2 e X-Men: O Confronto Final e reviveu a personagem em Wolverine Imortal e Dias de Um Futuro Esquecido. Depois, foi interpretada pela atriz Sophie Tuner em Apocalipse e Fênix Negra.

A Thor – Deusa do Trovão
Criada por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, Jane Foster é o par romântico de Thor no universo da Marvel. A personagem aparece pela primeira vez como Jane Foster na revista Jornada no Mistério, de 1962, mas assume a identidade da deusa do trovão na série What If, de 1978, quando encontra o cajado mágico. Em 2014, a personagem tornou-se oficialmente a detentora do martelo que dá poderes ao Thor. A personagem foi vivida pela atriz Natalie Portman nos dois primeiros filmes de Thor, mas após algumas desavenças com o estúdio, ficou de fora do terceiro filme do herói.

Tempestade
A mutante capaz de controlar as forças da natureza como chuva, furacão e ventos, foi criada por Len Wein e Dave Crockum e apareceu pela primeira vez em Giant-Size X-Men n°1, de 1975. Nos quadrinhos, Ororo Monroe envolve-se com o Pantera Negra e torna-se a Rainha de Wakanda. Nos primeiros filmes dos X-Men nos cinemas, a atriz Halle Barry interpretou a personagem, mais tarde vivida por Alexandra Shipp.

Mulher Invisível
Susan Storm é a única integrante feminina do Quarteto Fantástico, criada por Stan Lee e o desenhista Jack Kirby. Apareceu ao lado dos outros integrantes da equipe Fantástico pela primeira vez em 1961, na revista The Fantastic Four n°1. Nos cinemas, a personagem foi interpretada pela atriz Jessica Alba nos filmes da Fox entre 2005 e 2007, e pela atriz Kate Mara no filme de 2015.

Gamora
A mulher mais perigosa das Galáxias. É assim conhecida a filha adotiva de Thanos, o titã louco e vilão dos Vingadores. Gamora é integrante do Guardiões da Galáxia e foi criada por Jim Starlin. Apareceu pela primeira vez na revista em quadrinhos Strange Tales, n° 180, de 1975. A atriz Zoe Saldanha deu vida a alienígena nos cinemas.

Vampira
Criada por Chris Claremont e Michael Golden, a mutante capaz de absorver o poder e as memórias de outros mutantes apareceu pela primeira vez na revista The Avengers Annuel, n° 10, de 1981. A habilidade de voar da personagem, foi adquirida após um longo contato físico entre Vampira e a Capitã Marvel. Nos quadrinhos, a personagem foi a responsável pela perda dos poderes de Carol Denvers. Anna Paquin interpreta a personagem na trilogia dos X-Men.

Valquíria
É uma heroína de Argard (terra onde vivem os deuses nórdicos nas histórias do herói Thor), detentora de uma super força. Ela é uma das principais aliadas do Deus do Trovão, Thor, e é responsável por levar as almas de guerreiros mortos para Valhalla (região de Asgard onde os guerreiros passam a eternidade). Nos quadrinhos, Valquíria lidera o grupo de heroínas chamado A-Force e as Defensoras. A personagem foi criada por Roy Thomas e John Buscema e apareceu pela primeira vez em The Avengers n°83 de 1970. No–s cinemas, ela foi interpretada por Tessa Thompson.

Vespa
Pouco conhecida do grande público, a Vespa é uma das personagens femininas mais importante dos quadrinhos. Ela foi a primeira mulher a fazer parte dos vingadores, ao lado da Mulher Hulk. Criada em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, a personagem apareceu pela primeira vez na revista Tales to Atonish, n° 44. A vespa pode diminuir de tamanho, comunicar-se telepaticamente com insetos tem e grande inteligência. Nos filmes do Homem Formiga, a personagem foi interpretada pela atriz Michelle Pfeiffer e pela atriz Evangeline Lilly.

Mulher Hulk
A personagem ganhou super força e coloração verde após a exposição ao sangue de seu primo, Bruce Banner, o Hulk. Diferente de seu primo, a personagem consegue controlar o seu poder e possui a lógica como parte da sua personalidade. Foi criada em 1980 por Stan Lee e John Buscema. Apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em Savage She-Hulk, n°1. Segundo rumores, a personagem pode chegar aos cinemas na nova fase dos Vingadores, mas não houve confirmação do estúdio.

Spider Girl
Suas histórias se passam em uma realidade alternativa, na qual a personagem é a filha de Peter Parker e Mary Jane. A personagem foi criada em 1998, por Tom Defalco, Ron Frenz e Mark Bagley. Em 2018, a personagem apareceu nos cinemas na animação Homem Aranha no Aranhaverso, no qual a primeira namorada de Peter nos quadrinhos, Gwen Stacy, ganha os poderes do Homem Aranha.

Gaviã Arqueira
Criada por Allan Heinberg e Jim Cheung, a Gaviã Arqueira apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 2005, na revista Young Avengers, n° 1. Possui habilidades com arco e flecha. Nos filmes da Marvel Universe, a personagem aparece no filme Vingadores Ultimato (2019), em uma participação especial da jovem atriz Ava Russo.

Mística
Uma anti-heroína, mas que aparece como uma das principais personagens femininas da Marvel. Mística possui a habilidade de mudar de forma, adquirindo qualquer aparência. Foi criada por Chris Claremont e Dave Cockrum e apareceu pela primeira vez em Ms. Marvel, n°17, em 1978. No cinema, a personagem foi interpretada por Rebeca Romijn na trilogia original dos X-Men, mas ganhou mais destaque ao ser interpretada por Jennifer Lawrence em X-Men Primeira Classe.

Elektra
Ninja e assassina profissional. Elektra chega aos quadrinhos em 1981, mas revistas do Demolidor. Criada por Frank Miller, Elktra foi altamente treinada para ser uma mercenária e é contratada para matar o Demolidor, mas acaba vivendo um romance com o herói. Nos cinemas, a personagem foi vivida pela Atriz Jennifer Garner em Demolidor: O Homem Sem Medo, de 2003, e teve seu filme solo em Elktra, de 2005.

Jessica Jones
Criada por Brian Michael Bendis e Michael Gaydos, Jessica Jones é uma humana mudada geneticamente para fins de espionagem. Ela possui uma super-força, resistência, regeneração, velocidade e voo. A personagem apareceu pela primeira vez na revista Alias, n°1, de 2001. No universo cinematográfico Marvel, Jessica é interpretada pela atriz Krysten Ritter na série Jessica Jones da Netflix.

Peggy Carter
É uma agente da SHILD* e ex-espiã, criada por Stan Lee e Jack Kirby, em 1966. Apareceu na revista n° 77 da Tales of Suspense. Nos quadrinhos, Carter ajuda o Capitão América a lutar contra a opressão nazista e participa de operações da resistência ao lado do Herói. No Universo Cinematográfico da Marvel, a atriz Hayley Atwell interpreta a personagem pela primeira vez em Capitão América: O Primeiro Vingador, de 2011, e faz pequenas participações nos demais filmes da Marvel. Em 2015, a personagem ganha uma série solo e Atwell revive a personagem.
*SHILD é uma organização fictícia importante no universo Marvel, como CSI, FBI, mas com base invisível.

Resgate
Virgínia Pepper Potts é assistente pessoal e namorada do Tony Stark. Foi criada por Stan Lee e apareceu pela primeira vez na revista Tales of Suspense nº45, de setembro de 1963. Ela ganhou a sua armadura do próprio Tony Stark e assumiu a identidade de Resgate. Nos filmes da Marvel, a personagem é interpretada pela atriz Gwyneth Paltrow.
Comments